Os alunos da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, localizada na Urbes VI, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, assistem aula em esquema de rodízio: quando parte dos estudantes está na unidade escolar, a outra fica em casa. O motivo é a falta de carteiras e a situação acontece pelo menos uma vez por semana.
A escola tem cerca de 900 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Em uma página criada no Facebook com o nome da escola, os estudantes postaram imagens que mostram a situação das poucas carteiras disponíveis. A maioria delas está em péssimo estado de conservação, sem apoio para escrever, sem encosto e com a madeira danificada. Em uma das fotos também é possível ver a janela de uma das salas quebrada.
“Sou mãe de aluno e vejo o que meu filho passa quando chega de manhã para estudar. Tão disputando uma cadeira pra sentar. Vamos acordar gente! Que vergonha! Cadê o prefeito? Verba para isso temos”, escreveu Rosa Justina no espaço de comentários onde as imagens foram postadas.
Procurada pelo Terra, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não deixou claro se tinha ou não conhecimento do rodízio de aulas na escola e não informou se já foram tomadas providências a respeito do caso. A administração afirmou apenas que o mobiliário para atender as unidades escolares da cidade está sendo produzido com previsão de entrega para o mês de abril.
“Enquanto isso, para assegurar as aulas nas unidades que serão beneficiadas com o novo mobiliário, a Marcenaria da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando de forma intensa na recuperação e na produção de carteiras, e a Administração Municipal locou carteiras escolares. Tais carteiras serão entregues à Escola Municipal Fidelcina Carvalho”, informou em nota.
A prefeitura afirmou ainda que 14 empresas irão executar reformas em escolas e creches da rede municipal das zonas urbana e rural. “O investimento será superior a R$ 5 milhões. As obras serão executadas durante o recesso escolar de meio de ano para não prejudicar o calendário letivo”, afirmou o órgão.
- Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vc-reporter-escola-faz-rodizio-por-falta-de-carteiras-na-ba,27c5f5979a905410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
0 comentários:
Postar um comentário