Terapia psicodélica começa a ser usada em empresas nos EUA

 

Apesar das drogas seguirem como um grande tabu no ambiente de trabalho, um movimento começa avançar entre empresas americanas: a adoção de novos benefícios de saúde, que incluem o apoio a funcionários adeptos da microdosagem de psicodélicos. Segundo o Financial Times, a terapia que tem se popularizado no meio corporativo do país usa principalmente a ketamina.

Embora seja comumente usada como anestésico, estudos recentes apontaram para a eficácia da ketamina no tratamento da depressão e de outras doenças mentais. A substância é um anestésico dissociativo que pode ser encontrado em forma de pó branco, líquido ou em tablete. O consumo acontece por via oral, inalação ou injeção. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, o uso é legal apenas diante de prescrição médica.

Com o aumento de 25% nos diagnósticos de transtornos mentais no primeiro ano da pandemia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as empresas estão buscando novas formas de proporcionar bem-estar aos funcionários – e é então que os psicodélicos entram na jogada, como aponta o Financial Times.

Segundo Jason Duprat, enfermeiro anestesista e criador da Ketamine Academy (“Academia de Ketamina”), plataforma que ensina a profissionais de saúde mental a melhor forma de fornecer ketamina terapêutica, as inscrições em seu site aumentam 15% a cada ano desde 2017, quando ele o fundou. No entanto, Duprat afirma que viu a expressão “psicoterapia assistida por ketamina” ganhando força só nos

Convênio com terapia psicodélica

Uma das primeiras empresas norte-americanas a oferecer o benefício é a fabricante de sabonetes Dr. Bronner’s, que fechou uma parceria com a provedora de saúde psicodélica Enthea. A empresa afirma que 8% dos 450 funcionários e familiares cobertos pelo convênio já usaram o benefício.

Shane Metcalf, cofundador e diretor de pessoas e cultura da 15Five, fornecedora de software de RH, disse que planeja tornar sua empresa a primeira de tecnologia a oferecer benefícios psicodélicos ainda neste ano. Se o projeto for concretizado, a 15Five estaria seguindo o exemplo da fabricante de sabonetes Dr. Bronner’s, que está entre as primeiras empresas norte-americanas a oferecer tais benefícios.

“Não estamos falando de uso recreativo”, afirmou Metcalf, ao FT. Segundo ele, a ideia é sempre fazer o acompanhamento com um terapeuta, que oriente o uso da substância. Doses de ketamina aplicadas presencialmente podem custar mais de US$ 5 mil, enquanto as aplicações remotas são aproximadamente um décimo desse valor – e com um valor coberto pelo empregador, a terapia fica ainda mais acessível.

- Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/08/empresas-americanas-adotam-terapia-psicodelica-com-ketamina-como-beneficio.html
Share:

0 comentários:

Postar um comentário