Entenda como funciona a nota do Enem

A nota de cada área cobrada na prova depende do grau de dificuldade da questão acertada e da consistência geral das respostas. Veja como é calculada essa nota


I. MONTANDO A RÉGUA

1-1 A nota do Enem é como uma régua, feita para medir o grau de conhecimento dos alunos. É uma régua que só tem dois parâmetros:

1-2 O meio da régua é o número 500.
Esse número corresponde à média de acertos na prova de 2009 dos alunos do 3º ano do ensino médio. O que isso quer dizer? Que. se você tirar 500 em alguma área no próximo Enem, seu desempenho terá sido semelhante ao daqueles alunos de 2009.

1-3 Depois, coloca-se na régua os intervalos de 100 pontos para baixo (400, 300..) e para cima (600, 700...).
Cada 100 pontos correspondem à diferença média - para cim e para baixo - do desempenho dos alunos de 2009 (isso se chama desvio-padrão).

Obs: Uma vez feita a régua, a nota pode variar em diferenças ínfimas, como 500,1 ou 489,3.
Como o desempenho méio dos alunos foi medido por área - Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza-, cada uma tem a sua régua.



II. COMO FUNCIONA A RÉGUA

2-1 Na régua são colocadas todas as questões, por seu grau de dificuldade. Assim, cada questão ocupa um lugar nela.

2-2 As mais fáceis ficam para baixo de 500; as médias, por volta de 500; as mais difíceis, para cima: 600, 700, 800. Durante a prova, as respostas às questões vão definindo o grau de conhecimento de cada aluno.

Obs: Por exemplo, de um aluno com grau de conhecimento 600 em Matemática, espera-se que acerte as questões abaixo de 600 e erre as que estão acima de 600.


III. A ELABORAÇÃO DA PROVA

3-1 Para montar a prova, o MEC seleciona o conjunto das 45 questões de cada área. Elas têm de medir o domínio das competências, habilidades e conteúdos precistos na matriz de referência do Enem e são compostas equilibrando o grau de dificuldade das questões - fáceis, médias e difícies. A régua, o pré-teste e o cálculo final da nota são feitos por um método chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item).

NOTA: PRÉ-TESTE: Para que cada questão seja colocada na régua, ela passa por um pré-teste antes do Enem, organizado pelo MEC. Participam escolas em todo o Brasil. Cada aluno participante do pré-teste recebe um caderno com 48 questões. Addim, são testados milhares de questões que vão integrar o banco de dados do MEC. do conjunto de questões do banco, saem as 180 que vão compor o Enem.


3-2 Como se atribui a posição da questão na régua?
Cada questão é submetida ao pré-teste de milhares de alunos. A tubulação de seus resultados quantifica três pontos essenciais de cada questão para garantir um exame de boa qualidade


IV. CÁLCULO DAS NOTAS

4-1 Na nota final, calculada por computador, o Enem considera as consistência das respostas. Dois alunos com cinco questões certas em Matemática, por exemplo, podem ter notas diferentes. O que acertou as cinco mais fáceis terá uma nota maior, pois seu desempenho é coerente. O outro, que errou questões fáceis e acertou outras difíceis, terá a sua nota reduzida pelo cálculo da casualidade,ou seja, como sua proficiência foi pequena (cinco questões em 45), a TRI entenderá o acerto nas questões difícies como "chute" e reduzirá o valor do item certo.


V. NOTAS GERAIS

A prova do Enem fornece cinco notas, uma para cada área de conhecimento - Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática - e mais uma para a redação. Para cálculos das notas das quatro áreas é usada a metodologia TRI. A nota de redação segue o sistema tradicional: a nota varia de 0 a 1.000.

- Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/entenda-prova-enem-690537.shtml
Share:

0 comentários:

Postar um comentário