Em vésperas de 7 de Setembro, dia em que tradicionalmente os movimentos sociais que sofrem com a repressão das forças militares vão às ruas marchar pelo “Grito dxs Excluídxs”, a polícia do Rio de Janeiro começou uma operação que está prendendo diversos ativistas Black Bloc e promete não parar.
Até o momento já foram presos 6 administradores e 1 criador de conteúdo da página pública dos ativistas. Destes, 4 foram levados à 6ª DP e, sem julgamento ou condenação, estão sendo encaminhados para o presídio de segurança máxima de Bangu ainda hoje.
As prisões começaram nesta quarta-feira com o recolhimento de pessoas do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Tribobó e conta com o efetivo de 30 policiais que, além de encarcerar, estão confiscando computadores e notebooks para levantar mais provas que possam ratificar a prisão dos detidos. Na casa de um dos presos foi recolhida uma máscara de gás (equipamento comumente utilizado por manifestantes para evitar a inalação de gases ácidos atirados pela PM e que podem acarretar em problemas respiratórios e cardiovasculares) como prova para detenção do suposto criminoso. Páginas das redes sociais denunciam que os detidos estão sendo coagidos a entregar suas contas e senhas pessoais dentro dos Departamentos de Polícia.
O site do Ministério Público do Rio de Janeiro saiu do ar mas ainda não está confirmado se isto foi ou não uma atitude de retaliação à prisão dos manifestantes. A chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, afirmou em entrevista coletiva que as investigações continuam e que mais ativistas devem ser identificados e presos nos próximos dias.
Fonte: http://culturaverde.org/2013/09/04/setembro-negro-black-blocs-sao-presos-e-policia-promete-nao-parar-com-as-detencoes/
0 comentários:
Postar um comentário