Fotossíntese artificial
Desenvolver e aplicar tecnologia similar ao processo da fotossíntese natural para obtenção de energia e oxigênio é o principal objetivo da fotossíntese artificial. Por meio de equipamentos é possível converter a luz do sol, a água e o dióxido de carbono em hidratos de carbono e oxigênio.
A ideia de realizar a fotossíntese artificial em laboratório provém da tentativa dos cientistas de detectar a estrutura da clorofila em bactérias verdes, o que possibilitou a implementação de sistemas fotossintéticos por meio das moléculas de clorofila das bactérias serem bastantes eficazes para a captação da luz do sol.
Geralmente, a vegetação busca os pontos mais luminosos da floresta para absorção da luz solar, havendo a conhecida competição entre as árvores pelas alturas, na obtenção de mais luz e ar para o processo fotossintético. O sonho de muitos cientistas é o de utilizar a fotossíntese artificial como combustível para máquinas, ou seja, utilizar o processo da fotossíntese artificial para substituir o combustível fóssil e as demais fontes tradicionais de energia.
Neste novo modelo de geração de energia de baixo impacto, conseguiríamos superar o problema do aquecimento global e teríamos um novo modelo de energia verde. Desse modo, as plantas artificiais e os dispositivos similares realizariam a fotossíntese artificial, gerando o combustível do futuro.
Atualmente, a energia solar e a energia eólica se tornaram nas energias renováveis mais conhecidas e em processo de expansão mercadológica no mundo, a fotossíntese artificial seria um método de geração mais aperfeiçoado de aproveitamento da luz solar.
Majoritariamente, as pesquisas relacionadas à fotossíntese artificial utilizam a energia solar para quebrar as moléculas de águas e produzir hidrogênio, o que é positivo para os transportes e veículos elétricos. Pesquisas da Universidade do Texas, EUA, buscam um novo caminho, o de misturar o uso de células solares com o sistema de armazenamento de eletricidade, utilizando semicondutores tradicionais das células solares.
- Fonte: http://www.infoescola.com/energia/fotossintese-artificial/
0 comentários:
Postar um comentário